sábado, 24 de dezembro de 2011

A História do esmalte

Quem não adora esmalte? Fala sério, toda garota que se preze tem pelo menos um vidrinho dessas belezuras. Eu sou louca por eles, tenho de tudo que é cor, marca, textura... Pensando nisso eu decidi escrever esse post cheio de cultura para vocês: A história do esmalte!

Apesar de tantos usos na contemporaneidade, o esmalte já integrava o cotidiano da realeza do Antigo Egito. Por volta de 3500 a.C., as mulheres egípcias aplicavam uma tintura de henna preta nas unhas (Viram o primeiro esmalte era preto!!) . As cores mais vibrantes ficavam relegadas ao uso da família real e chegavam a despertar algumas preferências entre as rainhas do Egito.
Nota: Cleópatra tinha uma clara preferência pela tonalidade vermelho-escura. Já Nefertiti tinha mais gosto pelo esmalte de tom rubi.

O mesmo poder de distinção social observado no uso do esmalte entre os egípcios também era perceptível entre os chineses. Em meados do século 3 a.C., o uso de tons vermelhos e metálicos (feitos com soluções de prata) significavam a ocupação de um lugar privilegiado na hierarquia social.
A tecnologia para o tratamento das unhas ficou relativamente estagnado até o século XIX. Nessa época, os cuidados se restringiam à obtenção de unhas curtas e que estivessem moldadas por uma boa lima. Em alguns casos, as unhas eram ligeiramente perfumadas com óleo e polidas com uma tira de couro. Numa época em que o recato era uma importante virtude, a extravagância dos esmaltes não seria nenhum pouco prestigiada.
Obs.: então os povos dessa época não iam gostar nenhum pouco das minhas unhas compridas com esmalte amarelo brilhoso

Até essa época, uma das grandes descobertas foi a invenção do palito até hoje utilizado para a remoção das cutículas. No começo do século XX, os esmaltes começaram a recuperar espaço com o uso de soluções coloridas que não permaneciam fixadas mais do que algumas horas. Somente em 1925, durante estudos que desenvolviam tinturas para carros, foram descobertas as primeiras soluções que se assemelham com os esmaltes de hoje.  Ebaa! hehe.

Na sua primeira versão, o produto era de um tom rosa-claro e era aplicado no meio das unhas. Chegando à década de 1930, já podemos notar que a “pintura” nos dedos do pé e da mão fazia muito sucesso entre as grandes estrelas do cinema hollywoodiano, como Rita Hayworth e Jean Harlow. No ano de 1932, os irmãos Charles e Joseph Revlon custearam a invenção de um novo tipo de esmalte, mais brilhante e com um leque variado de tonalidades.

Nas décadas seguintes, vemos que a tecnologia empregada foi se tornando cada vez mais complexa. As unhas postiças parecem como uma boa alternativa de se chamar a atenção sem gastar horas na manicure. Há poucos anos foram disponibilizadas máquinas capazes de imprimir uma imagem digital nas unhas. Difícil é saber onde a indústria da beleza pode chegar a fim de atiçar a vaidade feminina. Pois é...

É isso. Muito legal saber a história desses pordutos tão comuns para nós, mas que há uns séculos atrás nem existiam. Bom, espero muito que tenham gostado de post. Agora uma imagem bônus:

Obs.: Gente, eu estava com muita vontade de colocar uma Cbox aqui no blog, eu até peguei aquelas escritinhas e tudo, mas eu não sei onde colocar esse código. Se alguém souber por favor diga nos comentários. Obrigada!

4 comentários:

Mari disse...

Amo esmalte! Amo muito mesmo!
Seguindo viu linda? Beijos! (coloca uma cbox no teu blog :D )
http://queridoscupcakes.blogspot.com
Tem post novo de natal ein? :D

Laura disse...

Oi! Eu até colocaria uma cbox o problema é que eu não sei como :(

Baby - Bárbara disse...

Lauraa, n sei se já te falaram(acredito que não). Como colocar Cbox:
Com o codigo HTML(aquele que te passam quando você cria sua Cbox), vá em:
Layout>Adicionar um gadget
Desça a página até achar um gadget com esse nome:
HTML/JavaScript
Clique em adicionar. No espaço Título, o nome(Cbox ou Deixe seu recado, ah sei lah'). Em Conteúdo, cole o código. Salve o Gadget e depois salve o layout. Pronto! Agora você tem uma Cbox!

(Neem sei se tá precisando mais, porém, ajudar não custa nada)

Bjiinhos de Leite Condensado!

Babiih

Laura disse...

Nossa Barbára, eu te amo! haha. Muito obrigada sua linda!